sábado, 13 de abril de 2013

Qual a diferença da bíblia Católica para a Protestante?


Muitos sabem que há uma diferença entre a bíblia católica e a protestante mas, você sabe quando diferença é essa?

Ambas as bíblias no Nova Testamento é exatamente igual, não muda nada.
Já no antigo testamento a diferença é no numero de cânons (Canon é o nome dado a lista de livros da bíblia  em vez de falar livro dizemos cânon).

A Bíblia Católica possui 46 livros no antigo testamento já a bíblia protestante possui apenas 39 livros.

A resposta dos protestantes para isso é que os 6 livros retirados da bíblia protestante não foram inspirados pelo o Espírito Santo e são apócrifos (são livros escritos nos tempos da bíblia que até então todos os livros da bíblia eram apócrifos e a Igreja Católica que foi quem fez (compilou) a bíblia decidiu inspirados pelo o Espírito Santo quais serão os livros da Sagrada Escritura a Bíblia).

Os 7 livros são: Tobias, Judite, Sabedoria, Baruque, Eclesiástico, Macabeus 1 e Macabeus 2
Obs: E algumas partes do livro de Ester e Daniel


No século XVI os protestantes de separaram da Igreja Católica, eles (protestantes) foram investigar quais eram os livros do antigo testamento após o acontecimento e percebeu que os Judeus tinham uma lista diferente de nós católicos e pensaram se os Judeus tem 39 e a Igreja Católica tem 46 foi a Igreja Católica que colocaram Apócrifos na Sagrada Escritura e ai começaram dai a retirar os livros da Bíblia deles.

Onde está o erro? Com os Protestantes.

O Antigo Testamento foi escrito originalmente em Hebraico (Bíblia Hebraica, Tanakh) que foi um processo lento de canonização, os livros foram adicionado aos poucos, a Bíblia Hebraica é dividida em 3 partes: Torá, Livro dos Profetas e Escritos.

A Ultima parte o Escritos não estava pronta na época de Jesus, não estava definida, segundo eles a inspiração da Sagrada Escritura não estava definida.

E no tempo de Jesus os Apóstolos tiveram que ir pregar o Evangelho não só na Terra Santa mas por todo o mundo, e o mundo inteira na época falava basicamente o Grego. Grego era o inglês da época, era a língua do comercio, era a língua utilizada em todos os países.

E os Apóstolos começaram a pregar o Evangelho em Grego mas como a Bíblia estava escrito em Hebraico os Apóstolos foram e pegaram uma bíblia com tradução em Grego da Bíblia que é a chamada de "Septuaginta" que foi escrita em Alexandria antes de Cristo e nessa tradução possuí os 7 LIVROS A MAIS DA BÍBLIA CATÓLICA. E foi essa bíblia que os Apóstolos utilizavam para pregar.

E está traduzam que é a Septuaginta é a bíblia que a Igreja Católica utiliza em desde o começo.

E depois houve um atrito entre o Cristão e os Judeus, Judeus viram que os Cristãos estavam pregando de um jeito diferente que os Judeus estava pregando e houve a excomunhão dos Cristãos da Sinagoga.

Com esta excomunhão isto levou os Judeus a necessidade de estabelecer qual era a lista, de fechar o cânon da bíblia Tanakh, então resolveram fechar o Cânon por ali mesmo, excluindo os livros a mais que estavam na Septuaginta e isso aconteceu 1 século depois de Jesus.

Então os protestantes ao aceitarem o Cânon dos Judeus estão aceitando a autoridade dos Rabinos Judaicos depois de Cristo. Isso que os Apóstolos pregavam o Evangelho com tranquilidade com a Septuaginta.

Para nós católicos quem define os livros sagrados é a Igreja, pois foi está mesma Igreja Católica que definiu os outros 27 livros do Novo Testamento, e a pergunta é: Porque os protestantes aceitam a autoridade da Igreja que definiu os 27 livros do Novo Testamento mas, não aceita a autoridade da mesma Igreja que definiu os 46 do Antigo Testamento não tem lógica.

Baseado em que? Nós somos a verdadeira Igreja de Cristo, Igreja Católica Apostólica Romana.

Veja o vídeo que fala sobre tudo isso que disse agora e muita mais em uma linguagem muito simples:


Tomara que todos tenham entendido a diferença e o porque. Até a próxima.

Jesus, Maria e José, Minha família tua é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário